MICROPIGMENTAÇÃO E MAQUIAGEM DEFINITIVA: técnicas para que ti quero?

MICROPIGMENTAÇÃO E MAQUIAGEM DEFINITIVA: técnicas para que ti quero?

Neste post falarei sobre qual a diferença entre a micropigmentação e a maquiagem definitiva. Vemos que este ramo tem crescido numa velocidade surpreendente. E há muito a ser informado ao público e aos consumidores destes serviços.

Uma breve pesquisa no oráculo google sobre micropigmentação e maquiagem definitiva nos mostra que ainda tem que ser estudada cientificamente esta ampla área da dermopigmentação. Isso porque as informações que encontramos são fornecidas pelos vendedores destes serviços, mais preocupados com a venda do que com a qualidade. E, de acordo com minha experiência de trabalho, muitas coisas não são ditas ou ainda mal ditas.

A maquiagem definitiva e a micropigmentação correspondem a um processo de pigmentação da pele, semelhante à tatuagem. Consiste em depositar pigmento nas camadas subdérmicas da pele. No caso da Micropigmentação, somos informados que este procedimento é realizado somente com dermógrafo, contudo, a partir de minha experiência de trabalho como tatuadora/dermopigmentadora e de pesquisas, o que difere a micropigmentação da maquiagem definitiva é a técnica, e não a ferramenta.

Para justificar meu argumento, vejamos esta imagem. A micropigmentação se define pela inserção do pigmento na camada mais superficial da pele, ou seja, na epiderme. A regulagem da agulha é de inserção de 2mm, no máximo, na pele. Na Maquiagem Definitiva, a inserção deste pigmento é 2mm a mais, contudo, limita-se à 3mm, no meu caso.

Profundidade da agulha para diferentes técnicas de pigmentação da pele

PROFUNDIDADE DA AGULHA PARA DIFERENTES TÉCNICAS DE PIGMENTAÇÃO DA PELE

Em meu espaço de trabalho tenho clientes que me procuram para realizar os dois tipos de técnicas. Umas porque argumentam que querem um resultado que dure mais tempo, assim preferem a maquiagem definitiva. Outras, um resultado que não fique definitivo e que saia mais rápido. A média de duração da micropigmentação é de um ano, a maquiagem definitiva em torno de três a quatro anos, dependendo dos hábitos da pessoa (a freqüência com que ela vai à piscina, se expõe ao sol e utiliza cosméticos à base de ácidos).

A “Taturana”

Como vivemos numa sociedade de modismos, com novas técnicas surgindo, vemos muito o discurso em propagandas, do tipo “Se você não quer aquelas ‘taturanas’, realizamos a micropigmentação!”. É lamentável esse tipo de argumento, pois isso demonstra a falta de informação dos profissionais.

Hoje temos no mercado pigmentos próprios para maquiagem definitiva e micropigmentação. E que antigamente, a tal da “taturana” realmente aparecia por aí. Mas temos que analisar de forma histórica este fato, pois antigamente não tínhamos um mercado voltado para este segmento. As sobrancelhas eram de fato feitas com pigmentos fortes, geralmente com pigmentos de tatuagem mesmo. Contudo, isso não quer dizer também que hoje alguns profissionais não façam isso… Por este motivo, temos que selecionar o profissional, e verificar sua técnica, seu método, e principalmente, os pigmentos com que trabalha!

Outro elemento que julgamos ser importante apresentar neste artigo, é com sobre “A Taturana” corresponde me desmistificar alguns pontos. O nosso Brasil tem uma diversidade muito grande, pessoas de várias etnias, cabelos, olhos, estatura, cores e sabores!.. E em nossa área temos que levar em consideração algumas características de cada cliente. Se esta tem a pele fria ou quente, e que de fato isso refletirá determinantemente no resultado da cor de sua sobrancelha. E logo vemos a sobrancelha ficar vermelha ou cinza (que normalmente se vê de longe como preta)!…Poxa!! Essa taturana de novo!.. Pois é minha gente! Por este motivo é importante o retoque com seu profissional, para que ocorra essa correção da cor!..Pois trata-se de uma reação do organismo para com o pigmento.

Outro argumento que vem ao encontro desta polêmica refere-se à técnica de aplicação. Tanto as técnicas de fio-a-fio e suas variações (3D, hiper-realista, etc..), quanto as compactas, sombreadas, etc…São possíveis de serem realizadas pela técnica de micropigmentação ou a definitiva.

Enfim, micropigmentação e a maquiagem definitiva se diferem somente pela técnica de aplicação, e não são procedimentos excludentes, e a escolha dependerá do “gosto do cliente”.

Informação e criticidade são elementos básicos para um trabalho de qualidade e satisfatório!